Últimas notícias

Acompanhe todas nossas notícias por aqui. Tudo sobre os concertos, curiosidades, cobertura, além de tudo que estão falando da gente na mídia.
saiba mais

Sobre o projeto

Centenária, a cripta da Catedral da Sé de São Paulo recebe 30 atrações musicais gratuitas com muita história envolvida.
saiba mais

Próximo concerto

Clique para saber quando e qual será o próximo concerto na Cripta
saiba mais

O avô da aviação enterrado na Cripta da Catedral da Sé

Você sabia que o inventor do balão de ar quente está enterrado na Cripta da Sé?

Ele é um dos personagens no Concerto AR (da série elementos), apresentado pelo Trio Guará . Nascido em São Vicente em 1685, Padre Bartolomeu Gusmão demonstrou sua invenção (que batizou como “passarola”) ao Rei de Portugal em 1709.

A criação surgiu a partir de uma observação que o padre cientista fez dos movimentos da casca de uma cebola pairando no ar quente sobre uma fogueira. Não era a sua primeira invenção: antes já tinha desenvolvido bem-sucedidos sistemas de captação e transporte de águas.

Desde muito jovem era visto como prodígio, foi levado para estudar na Europa, onde teve aulas de ciência, matemática, astronomia, física, química e filologia. Anos depois da invenção do balão, acusado pela Inquisição portuguesa de simpatizar com cristãos-novos, o padre foge para a Espanha, onde morre em 1724.

Foi homenageado postumamente por Benedito Calixto em uma tela que traz detalhes de seus inventos rascunhados ao fundo. Em 1982, inspirou um dos personagens centrais (que leva seu nome) do livro Memorial do Convento, de autoria de José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Gusmão foi enterrado em Toledo, em 1724. Até que em 2004 teve seus restos mortais trasladados para a Cripta da Catedral da Sé.