Evento realizado em:
05/10/2019 na Catedral da Sé
Dentro da Série de Concertos Cem Anos da Cripta da Catedral da Sé, a Série Elementos abordará repertórios e estilos ligados aos 4 elementos naturais: Terra, Ar, Fogo e Água. Cada um dos concertos se dará em um local diferente, relacionado ao tema em questão.
A apresentação “Terra” trará diversos aspectos que ligam o elemento à humanidade. No repertório, obras populares ligadas às mulheres e aos homens do campo: seus ricos saberes, crenças e culturas. Músicas de Milton Nascimento, Almir Sater, Renato Teixeira, Tonico & Tinoco e muitas outras, acompanhadas por trechos de poemas de Cornélio Pena, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Jorge de Lima e outros grandes nomes brasileiros.
Criado por Alexander Souza, o projeto Sopro Rural tem como objetivo aproximar a sonoridade da família do saxofone e flauta das raízes da música caipira, valorizando o diálogo entre diversos instrumentos presentes na cultura popular do interior paulista.
Em sua carreira, Alexander Souza já apresentou-se com artistas como Elza Soares, Danilo Caymmi, Rosa Passos, Paulo Freire, Hermeto Pascoal, Léa Freire, Toninho Ferraguti, maestro Laercio de Freitas, Edmundo Vilani-Côrtes, Nenê, John Hollebeck, Ed Sarath, Eduardo Neves, Sara Serpa, Fafá de Belém, Bruna Caram, Max de Castro, Sebastião Biano, além de grupos Banda de Pífanos de Caruaru, Quinteto em Branco e Preto, entre outros.
Na edição “Terra”, da Série Elementos, na Série de Concertos Cem Anos da Cripta da Catedral da Sé, o Sopro Sural se apresentará com:
Alexander Souza (sax tenor, flauta transversal e zabumba)
Victor Mendes (viola caipira e violão)
Hugo Cardoso (baixo)
Aline Dias (percussão)
Ingressos disponíveis no Sympla (sete dias antes até a véspera da apresentação) e no dia da apresentação, uma hora antes, na Catedral
(sempre enquanto durarem as entradas). Assista ao vivo online e confira a programação da série no website e redes sociais do projeto
Projeto realizado a partir do PRONAC 185199. 30% das apresentações contam com tradução em Libras. Mapa tátil, guia de visita audiodescrita
e folder em braille são disponibilizadas pelo projeto, além de barras de acesso nas escadas, assentos para idosos, obesos e deficientes.