Concerto realizado em:
29/02/2020 na Catedral da Sé – Sala do Piano
Em um programa duplo, o coro da aldeia Amba Verá cantará músicas típicas guarani e o quarteto de flautas Quinta Essentia executará um repertório de peças ligadas à cultura cabocla. Cantos indígenas centenários encontram-se com peças de Villa Lobos, Guerra Peixe, Radamés Gnattali e outros.
O quarteto Quinta Essentia é o principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade. Sua formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, inspira novos trabalhos, fomenta novos públicos e divulga a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo.
Localizada nas proximidades do Parque Estadual Pico do Jaraguá, a aldeia guarani Amba Verá é composta pelo povo Guarani-Mbya. O seu coro atualmente conta com 10 integrantes, acompanhados por violão, rabeca e instrumentos de percussão.
O povo Guarani vive atualmente em regiões do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Seus diversos grupos assemelham-se em aspectos de sua cultura, tendo entre si diferenças no modo de falar a língua guarani, nas práticas religiosas e nas técnicas que usam em suas relações com o meio ambiente. No Brasil hoje vivem os seguintes grupos guarani: Mbya,, Pãi-Tavyterã (conhecidos como Kaiowá) e Avá Guarani (denominados no Brasil como Ñandeva).
Ingressos disponíveis no Sympla (sete dias antes até a véspera da apresentação) e no dia da apresentação, uma hora antes, na Catedral
(sempre enquanto durarem as entradas). Assista ao vivo online e confira a programação da série no website e redes sociais do projeto
Projeto realizado a partir do PRONAC 185199. 30% das apresentações contam com tradução em Libras. Mapa tátil, guia de visita audiodescrita
e folder em braille são disponibilizadas pelo projeto, além de barras de acesso nas escadas, assentos para idosos, obesos e deficientes.