Retrato Brasileiro

Concerto realizado em:
16/11/2019 na Catedral da Sé – Sala do Piano

Formado no Departamento de Música da Unicamp em 2015 por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Sakamuta (guitarra), e Théo Fraga (baixo acústico), o Retrato Brasileiro surgiu da aproximação entre a música erudita e a música popular em busca de romper com uma barreira imaginária entre elas. Esse encontro instiga a junção de vertentes que exprimem uma analogia entre si revelando a similaridade entre elas, moldando a sonoridade singular de três instrumentos no contexto camerístico popular.

Previous
Next

Com a inovadora formação, o trio apresenta composições e arranjos que misturam a escrita minuciosa e artesanal ligada à música erudita com momentos de espontaneidade e improviso comuns na música popular. Os arranjos também buscam explorar os coloridos sonoros que a combinação do vibrafone, baixo acústico e guitarra proporciona. Assim, o trio leva ao palco o universo musical do nosso país, colocando lado a lado compositores de diferentes estilos, épocas e linguagens

O grupo estreou na segunda edição do Festival Imagine Brazil 2016, realizado pelo projeto Guri no Estado de São Paulo, com incentivo do ProAC. O trio venceu por unanimidade do júri, que apontou: “Muito musicais e ótimos instrumentistas; arranjos criativos e sofisticados; riqueza de interpretação. O trio rompe muito bem a fronteira entre o erudito e popular”. Em 2017 o trio realizou sua primeira turnê europeia com concertos e workshops em diversas cidades da Holanda e Espanha. Em 2018 fizeram parte como grupo convidado do festival internacional IV Gramado in Concert e do festival Chorando Sem Parar, com grandes nomes da música brasileira. Em 2019 lançaram seu primeiro EP intitulado “Suítes Brasileiras Vol.I”, que é fruto do primeiro show do grupo e que agora faz parte de uma série de EPs baseado na pesquisa sobre as suítes.