Evento realizado em:
12/10/2019 na Catedral da Sé
A presença da música sacra nos primeiros séculos da cidade de São Paulo. O que se ouvia nas igrejas localizadas no Largo da Sé e em seu triangulo histórico originário (entre o Pateo do Collegio, Mosteiro de São Bento e o Largo de São Bento). Segundo concerto da série de 6 apresentações que abordarão diferentes momentos e camadas históricas presentes na trajetória da praça que abriga o Marco Zero de São Paulo.
A São Paulo Schola Cantorum é um projeto dedicado à difusão da Música Sacra Erudita que desenvolve relevante atividade artística e acadêmica no país desde 2017. Ligado à Brazilian Schola Cantorum de NYC, o projeto é formado por profissionais que emprestam seus talentos para a interpretação de especiais partituras. Presente em espaços de diferentes espectros culturais, o projeto tem obtido grande reconhecimento por sua contribuição em favor da Paz, reunindo como audiência, pessoas de diferentes culturas e classes sociais em torno da Música. Baseado na prática da musicologia historicamente orientada, o conjunto vocal e instrumental busca restaurar a prática das antigas Escolas de Cantores (Scholae Cantorum) brasileiras, grupos historicamente ligados, pela performance e ensino, aos mais importantes músicos da História do Brasil.
Responsáveis por compor e executar boa música, as Scholae reuniam cantores e instrumentistas para se apresentarem durante as mais relevantes cerimônias civis e religiosas do país.
Dirigida pelo Prof. Dr. Delphim Rezende Porto, cravista e pesquisador, e Regiane Martinez, soprano de carreira internacional, a SPSC é responsável pela redescoberta de tesouros musicais esquecidos em Arquivos e Bibliotecas, especialmente no âmbito da Cúria Metropolitana de S. Paulo.
Ingressos disponíveis no Sympla (sete dias antes até a véspera da apresentação) e no dia da apresentação, uma hora antes, na Catedral
(sempre enquanto durarem as entradas). Assista ao vivo online e confira a programação da série no website e redes sociais do projeto
Projeto realizado a partir do PRONAC 185199. 30% das apresentações contam com tradução em Libras. Mapa tátil, guia de visita audiodescrita
e folder em braille são disponibilizadas pelo projeto, além de barras de acesso nas escadas, assentos para idosos, obesos e deficientes.