São Paulo Schola Cantorum

Evento realizado em:
12/10/2019 na Catedral da Sé

A presença da música sacra nos primeiros séculos da cidade de São Paulo. O que se ouvia nas igrejas localizadas no Largo da Sé e em seu triangulo histórico originário (entre o Pateo do Collegio, Mosteiro de São Bento e o Largo de São Bento). Segundo concerto da série de 6 apresentações que abordarão diferentes momentos e camadas históricas presentes na trajetória da praça que abriga o Marco Zero de São Paulo.

Previous
Next

Sobre

A São Paulo Schola Cantorum é um projeto dedicado à difusão da Música Sacra Erudita que desenvolve relevante atividade artística e acadêmica no país desde 2017. Ligado à Brazilian Schola Cantorum de NYC, o projeto é formado por profissionais que emprestam seus talentos para a interpretação de especiais partituras. Presente em espaços de diferentes espectros culturais, o projeto tem obtido grande reconhecimento por sua contribuição em favor da Paz, reunindo como audiência, pessoas de diferentes culturas e classes sociais em torno da Música. Baseado na prática da musicologia historicamente orientada, o conjunto vocal e instrumental busca restaurar a prática das antigas Escolas de Cantores (Scholae Cantorum) brasileiras, grupos historicamente ligados, pela performance e ensino, aos mais importantes músicos da História do Brasil.

Responsáveis por compor e executar boa música, as Scholae reuniam cantores e instrumentistas para se apresentarem durante as mais relevantes cerimônias civis e religiosas do país.

Dirigida pelo Prof. Dr. Delphim Rezende Porto, cravista e pesquisador, e Regiane Martinez, soprano de carreira internacional, a SPSC é responsável pela redescoberta de tesouros musicais esquecidos em Arquivos e Bibliotecas, especialmente no âmbito da Cúria Metropolitana de S. Paulo.