Ele é um dos personagens no Concerto AR (da série elementos), apresentado pelo Trio Guará . Nascido em São Vicente em 1685, Padre Bartolomeu Gusmão demonstrou sua invenção (que batizou como “passarola”) ao Rei de Portugal em 1709.
A criação surgiu a partir de uma observação que o padre cientista fez dos movimentos da casca de uma cebola pairando no ar quente sobre uma fogueira. Não era a sua primeira invenção: antes já tinha desenvolvido bem-sucedidos sistemas de captação e transporte de águas.
Desde muito jovem era visto como prodígio, foi levado para estudar na Europa, onde teve aulas de ciência, matemática, astronomia, física, química e filologia. Anos depois da invenção do balão, acusado pela Inquisição portuguesa de simpatizar com cristãos-novos, o padre foge para a Espanha, onde morre em 1724.
Foi homenageado postumamente por Benedito Calixto em uma tela que traz detalhes de seus inventos rascunhados ao fundo. Em 1982, inspirou um dos personagens centrais (que leva seu nome) do livro Memorial do Convento, de autoria de José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Gusmão foi enterrado em Toledo, em 1724. Até que em 2004 teve seus restos mortais trasladados para a Cripta da Catedral da Sé.
Ingressos disponíveis no Sympla (sete dias antes até a véspera da apresentação) e no dia da apresentação, uma hora antes, na Catedral
(sempre enquanto durarem as entradas). Assista ao vivo online e confira a programação da série no website e redes sociais do projeto
Projeto realizado a partir do PRONAC 185199. 30% das apresentações contam com tradução em Libras. Mapa tátil, guia de visita audiodescrita
e folder em braille são disponibilizadas pelo projeto, além de barras de acesso nas escadas, assentos para idosos, obesos e deficientes.